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06 Oct 2020

A Transformação Digital do Marketing Educacional

Conteúdo de Expositor: CRM Educacional
A Transformação Digital do Marketing Educacional

Transformação digital tem sido um tema muito abordado e discutido nos últimos anos, mas especialmente em 2020, tem sido um dos temas mais quentes em qualquer evento empresarial ou grupo de Whatsapp. Claro, estamos vivendo um momento único na história, onde o isolamento social nos proibiu de fazer uma série de atividades presenciais, e nos forçou a fazê-las de forma digital, e para migrar do presencial para o digital, é necessária uma... Transformação Digital!

Mas você já parou para refletir ou pesquisar sobre o que é transformação digital?

Gostaria de explorar um pouco este tema, antes de falar de Marketing Educacional. É difícil dizer a origem do termo Transformação Digital, mas sabemos que este conceito possui três pilares, também conhecidos como as três leis:

  • Lei de Moore – 100% de aumento da capacidade de processamento a cada 18 meses
  • Lei de Butter – 100% de aumento da capacidade de transmissão de dados a cada 9 meses
  • Lei de Kryder - 100% de aumento da capacidade de armazenamento de dados a cada 18 meses

É por causa destas três leis que temos soluções como Uber, Netflix, iFood e Internet Banking na palma das nossas mãos, com dispositivos como o telefone celular, que carregamos no nosso bolso e tem mais capacidade de processamento, armazenamento e velocidade de transmissão que o computador que ajudou a NASA a enviar o homem para a Lua em 1969. 

Transformação Digital

Agora que já falamos sobre as três leis, vamos fechar o conceito de transformação digital:

Aplicação de tecnologias digitais em todos os processos da empresa para melhorar a experiência do cliente, otimizar resultados e mudar a cultura organizacional, sempre com o foco na entrega de valor para o mercado em que a empresa atua.

Em outras palavras, transformação digital é revisar seus processos, colocando o máximo possível de tecnologia em todos eles, mas sempre lembrando que você só muda processos se as pessoas estiverem abertas a isso (cultura). E o mais importante é que a mudança de processos deve ter como foco uma melhor experiência dos seus clientes (alunos em nosso caso), a otimização dos resultados da empresa (sua instituição de ensino) e gerando mais valor ao mercado, ou seja, os alunos que serão formados pela sua instituição.

Recentemente li um artigo sobre os impactos do COVID-19 na educação, chamado “The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning”, que contém a seguinte frase (tradução livre):

“Estamos vivendo um período de disrupção forçada onde métodos e técnicas que usávamos anteriormente não podem mais ser utilizados, por motivos que dificilmente poderíamos conceber que aconteceria, mas que nos colocam em uma condição completamente diferente. Talvez o século XXI e tudo aquilo que pensávamos sobre esse novo milênio parece começar agora...”

E como fica essa disrupção forçada no Marketing Educacional?

Transformação Digital no Marketing Educacional

Se aplicarmos o conceito acima, de transformação digital na visão do marketing educacional, podemos elencar uma série de ações que podem ser realizadas pelas equipes de Marketing e Comercial das instituições de ensino, como:

  • Prova digital
  • Aprovação por ENEM
  • Matricula online
  • Assinatura de contrato digital
  • Tour virtual
  • Reunião online com coordenador pedagógico ou de curso
  • Omnichannel para atendimento de leads e candidatos
  • Uso de Inteligência Artificial para Lead Score (probabilidade de matricula)
  • Entre tantos outros...

Um exemplo de onde encontrar todas essas tecnologias, são os softwares da CRM Educacional, que estão ao alcance de toda instituição de ensino que entenda a importância de realizar esta transformação.

Mas o mais importante é a mudança de modelo mental, não apenas do Marketing, mas de toda instituição de ensino, entendendo que o mundo mudou, as pessoas mudaram e as novas gerações que estão chegando nos colégios e faculdades, nasceram digitais.

Sem essa visão, será cada vez mais difícil atrair e converter novos alunos para sua instituição de ensino.

Para consultar o texto completo no blog da CRM Educacional, clique aqui.

 

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