Botões superiores

06 Mar 2020

Bett Educar 2020: equilíbrio entre negócios e conhecimento

Redação Bett -Texto veiculado na revista Linha Direta
Bett Educar 2020: equilíbrio entre negócios e conhecimento

As transformações, em todos os setores, ocorrem mais rápido do que nunca. E o futuro do trabalho, em particular, se altera das maneiras mais diferentes do que jamais experimentado antes. Essas mudanças, juntamente com a ascensão da inteligência artificial e a nova economia, exigirão que os estudantes adquiram habilidades novas, diferentes daquelas tradicionalmente ensinadas nas escolas.

Em 2020, 85 milhões de vagas no mercado de trabalho deixarão de ser preenchidas em todo o mundo. O motivo? Falta de mão de obra com habilidades e competências exigidas para exercer as novas funções. Esse dado, levantado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em conjunto com o Instituto Global McKinsey, corrobora essa transformação em curso no mundo.

A arma mais importante nessa luta pelo (re)posicionamento no mercado de trabalho é a educação. Ao eleger como seu tema principal “A educação de hoje nos prepara para o futuro?”, a Bett Educar 2020 coloca em perspectiva a transformação da educação nos dias de hoje e para o futuro.

Não à toa, as expectativas para o evento de 2020 são ainda mais promissoras. O crescimento nos últimos anos tem colocado a Bett Educar entre os principais do mundo; já é o mais completo em educação, tecnologia e inovação da América Latina.

O equilíbrio entre negócios e conhecimento posiciona a Bett Educar como uma das principais referências de espaço para discussões relevantes para o setor, e palco de tendências nacionais e internacionais.

Nos últimos anos, o crescimento tem sido substancial, integrando congresso e feira em um espaço de 32 mil metros quadrados, com mais de 80% de área ocupada, aumento de 53% no número de expositores Em 2019, foram mais 30 mil visitantes e 6 mil congressistas, vindos de todo o Brasil e de outros 23 países - um público pouco menor do que o da Bett Show UK, principal evento de educação e tecnologia mundial, e parte do portfólio da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado.

Para este ano, o evento terá, em exposição, mais de 270 empresas, e 30 startups do segmento de educação para apresentar inovações em produtos, serviços e tecnologias desenvolvidas para aprimorar a experiência do aluno em sala de aula.
 
"Participar da Bett Show UK nos provou o quanto o setor da educação está ávido por inovação para tornar o processo educacional mais eficiente. Participamos de discussões muito interessantes sobre como a iniciativa privada e o poder público podem encontrar um entrosamento ainda maior para viabilizar as mudanças necessárias. Percebemos que existem muitos projetos em curso em outros países que podem ser aplicados no Brasil. Muitos dos expositores da Bett Show mostraram interesse em participar também na Bett Brasil", disse Claudia Valério, diretora da Bett Educar.

Negócios

No ano passado, a Bett organizou um Encontro de Negócios entre expositores e a área de compra das principais Instituições Educacionais do país com foco em tecnologia para educação. Foram 21 expositores participantes em 136 reuniões com 34 compradores em potencial, o que resultou em aproximadamente R$ 5 milhões em volume de negócios fechados durante o evento, apenas naquele espaço.

"A Bett Educar é uma feira muito importante, pois todo o mercado de educação está presente. É uma oportunidade para que as pessoas conheçam nossos produtos e serviços e para que consigamos conhecer melhor nossos clientes, saber o que eles precisam", disse Thaísa Borges, analista de Marketing da MCassab.

Conhecimento

É fácil ser bombardeado com tanta tecnologia empolgante e inovadora e se convencer de que todo mundo está fazendo coisas incríveis e você está ficando para trás. Talvez sim. Mas quem pretende fazer um investimento significativo precisa de algo genuinamente útil.

Por isso, o primeiro passo é refletir sobre os objetivos e desafios da sua instituição de ensino, e desenvolver uma estratégia de visitação ao evento. Não é exagero dizer que o ensino está no meio de uma crise de carga de trabalho. Embora seja comprovado o potencial de facilitador da tecnologia, em algumas áreas corre-se o risco de torná-la um entrave caso não seja bem pensada, estruturada e utilizada.

Vale a pena fazer um “checklist” para a aquisição de novas ferramentas tecnológicas e pensar como uma nova solução facilitará a vida dentro das escolas, se ela se conecta a outros sistemas ou vai requerer uma enorme quantidade de configuração e entrada de dados. Ou ainda como a equipe aprenderá a usá-la e se está incluído um treinamento de alta qualidade.
 
A feira com expositores é uma imersão no mundo das novidades da educação. Mas outra parte valiosa do evento são as palestras do Congresso Bett Educar, que cumprem também a missão de ajudar na mudança no seu mindset, além de trazer oportunidades de colaboração. Aliado a isso, o evento é ainda uma excelente oportunidade para fazer networking.

Tanto na feira quanto no Congresso Bett Educar todos os espaços são oportunidades para troca de informações, encontro com especialistas, “ensino-aprendizagem” entre todos participantes, com transmissão constante de conhecimento mútuo.
 

Veja mais
Loading

Assine a newsletter da Bett Educar

Seja o primeiro a saber sobre novos palestrantes, conteúdos recém-lançados, notícias, novidades de quem está exibindo e muito mais.


 

Botões superiores

Parceiros

 

 

Patrocinadores