Botões superiores (copy)

23 Mar 2021

Jornada Online Bett Educar: Transformação Digital e Humana na Educação

Redação Bett -Texto veiculado na revista Sieeesp
Jornada Online Bett Educar: Transformação Digital e Humana na Educação

O conceito de Transformação Digital no mundo corporativo determina que os recursos tecnológicos não têm o papel apenas de auxiliar os processos, mas de catalisar as estruturas sob bases digitais, com intuito estratégico. Quando essa Transformação Digital é levada para o ambiente educacional, também os horizontes de atuação são ampliados pelo rompimento das barreiras físicas.

Com a pandemia, a Transformação Digital ganhou tração – seja pelo avanço do nível de maturidade digital de escolas já abertas à tecnologia, seja pelo start na jornada digital de escolas ainda muito imersas no analógico. E o momento, agora, é de estimular alunos, professores e gestores a se sentirem parte dessa transformação educacional digital, o que só acontece na prática, oportunizando novas experiências e significados que engrandeçam o ensino e a aprendizagem e, nesse processo, humanizando-o.

Ciente do cenário em que se encontram todos os atores da Educação neste momento, a Bett Educar realiza, entre os dias 11 e 14 de maio, a Jornada Online Bett Educar. Sob o tema central “Transformação Digital e Humana na Educação”, mais uma vez, o maior evento de educação, tecnologia e inovação da América Latina vem cumprir seu papel de ser condutor ao trazer discussões sobre como a Transformação Digital vai impactar a educação nos próximos anos. E, mais ainda: como poderá afetar as interações no ensino e na aprendizagem.

“A Transformação Digital vinha sendo implementando gradativamente na maioria das escolas e instituições de ensino, mas com a pandemia essas mudanças foram otimizadas exponencialmente em todo o setor educacional, tanto do ponto de vista tecnológico como humano”, observa Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Educar.

A Jornada Bett Online será gratuito e reunirá durante quatro dias diversos especialistas do setor e áreas afins para abordar questões que giram em torno do tema central - Transformação Digital e Humana na Educação. Os assuntos serão pautados por quatro macrotemas: inovação na educação; ensino híbrido e metodologias ativas; saúde mental e habilidades socioemocionais, e gestão de mudanças e inovação. As inscrições para participar dessa jornada já estão abertas - o link para efetuar cadastro pode ser encontrado no site da Bett Educar (www.bettbrasileducar.com.br).

 

Workshops a distância

Além dos debates virtuais, o evento terá palestras inspiradoras com nomes de peso, como o médico psiquiatra e escritor Augusto Cury, a neurocientista Carla Tieppo e o jornalista e representante na América Latina e Caribe do Think Tank da Unesco Alexandre Sayad.

Incorporado aos novos tempos virtuais, o evento terá ainda workshops técnicos, palcos de lives para masterclass e espaços online para expositores.

"O formato desta Jornada Online Bett Educar foi desenhado pensando em deixar os participantes em sintonia com o máximo de conhecimento sobre os assuntos mais relevantes para o setor e, imperativo, proporcionar vivências práticas relacionadas aos macrotemas do evento”, explicou a diretora de Conteúdo da Bett Educar.

Ao longo dos últimos anos, a Bett Educar se dedicou à experimentação real em seus eventos e, agora, transfere esse conhecimento para vivências virtuais, por meio de oficinas e workshops práticos. “Enquanto a tecnologia tem papel fundamental no suporte ao ensino online, vivemos um momento em que a empatia é essencial. Por isso, a intenção é levar educadores, gestores e professores a assumir o lugar do aluno, ter proatividade e participação direta para construir networking e troca de experiências, tanto por meio de chats com os palestrantes como os demais participantes do evento", completa Martinelli.

No primeiro dia de evento, no dia 11 de maio, às 18h30, a diretora da Bett Educar, Claúdia Valério, fará a abertura da Jornada Online Bett Educar, que reunirá ainda debatedores-palestrantes em duas sessões consecutivas para discutir as perspectivas para a educação e uma série de provocações intelectuais aos participantes sobre inovação e transformação digital na educação.

No dia seguinte (12 de maio), as plenárias online de discussões abrirão mais cedo, às 14 horas. Será o dia dedicado a assuntos de grande interesse para o momento: ensino híbrido e metodologias ativas. Para fomentar essa discussão, estão confirmados reconhecidos especialistas como Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional; José Moran, professor da USP; Paulo Tomazinho, consultor e pesquisador da Meta Aprendizagem. A moderação será de Maria Alice Carraturi, consultora de tecnologia educacional no Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb).

A saúde mental e as habilidades socioemocionais é o macrotema que norteará as palestras e demais atividades do terceiro dia do evento (13 de maio). A partir das 14h, os participantes poderão acompanhar temas como "Convivência ética e valores potencializados pela tecnologia" e "Meditação e bem-estar na sala de aula". A palestras serão conduzidas por Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education, Rafael Ávila, do Grupo Ânima, e Cesar Augusto Amaral Nunes, gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco. A palestra inspiradora do dia será ministrada pela neurocientista Carla Tieppo, com o tema "A educação do Futuro para além da Revolução Digital".

A Jornada Bett Educar se encerrará no dia 14 de maio, com as apresentações relacionadas a gestão de mudanças e inovação, mas que também abordam diversidades. Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, e Cassio França, da liga das escolas Antirracistas, são referências no setor que estarão moderando discussões com temas como "Inovação com Tecnologias disruptivas", "Como as tecnologias podem incluir" e "Por uma educação antirracista e antipreconceito".

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes:


 

Veja mais
Loading

Assine a newsletter da Bett Educar

Seja o primeiro a saber sobre novos palestrantes, conteúdos recém-lançados, notícias, novidades de quem está exibindo e muito mais.


 

Botões superiores (copy)

Parceiros

 

 

Patrocinadores



Apoiadores