Botões superiores (copy)

15 Jul 2020

O Ensino Híbrido como possibilidade no retorno às aulas

Conteúdo patrocinado pelo Proesc
O Ensino Híbrido como possibilidade no retorno às aulas

Nos últimos anos o Ensino Híbrido vem sendo amplamente discutido no mundo educacional, e atualmente, tem ganhado mais força quando se fala na volta às aulas pós-pandemia. Mas você sabe porquê esse modelo de ensino tem se destacado? Leia este artigo e descubra.

O Ensino Híbrido, também conhecido como Blended Learning, busca agregar o uso de tecnologias de ensino à distância (online) ao ensino tradicional em sala de aula. Importante ressaltar que nesse método de ensino, apenas disponibilizar equipamentos tecnológicos aos alunos não é o suficiente. É necessário repensar as práticas pedagógicas, organização da sala de aula, flexibilidade dos horários de estudos, entre outros fatores.

De acordo com Felipe Ferreira, CEO da Proesc.com - sistema de gestão escolar online, o ensino híbrido permite que alunos tenham horários e aulas de acordo com cada realidade. Na prática, as aulas podem ser presenciais e online, o que é ótimo para o retorno gradual das aulas pós-pandemia.

As aulas presenciais têm como foco a interação entre professor e alunos. Os conteúdos e atividades são passados de forma online, e, assim, a aula presencial serve para tirar dúvidas, discutir assuntos e ainda desenvolver trabalhos e atividades. Quando se trata de aulas onlines, alunos podem ter acesso a plataformas EAD para realizar tarefas e ter acesso a conteúdos, individualmente.

Entre as diversas vantagens do ensino híbrido, podemos citar: maior integração entre os participantes, o uso da tecnologia para melhorar o ensino, ampliação dos meios de aprendizagem, aumento da colaboração e autonomia dos alunos.

Para começar a implantar o ensino híbrido, é necessário que a escola e o corpo docente estejam preparados para aplicar esse novo modelo de ensino, com tecnologias à disposição dos alunos, é preciso que eles tenham acompanhamento profissional para receber as orientações pedagógicas.

É importante também, procurar saber se pais/alunos estão abertos ao modelo de ensino proposto, e até mesmo, se será necessário despertar o interesse dos mesmos. Para isso, faça pesquisas e apresente as vantagens do ensino híbrido para o aprendizado dos estudantes.

"O Ensino Híbrido é uma alternativa válida que vem sendo debatida para manter a qualidade de ensino-aprendizagem pós-pandemia, principalmente pela necessidade do rodízio de alunos na volta gradual das aulas presenciais em alguns estados. Mostrando-se como a possibilidade de um novo normal na educação brasileira", afirma Felipe Ferreira.

 

Para mais informações e novidades do setor da educação, continue acompanhando o Bett Blog!

Veja mais
Loading

Assine a newsletter da Bett Educar

Seja o primeiro a saber sobre novos palestrantes, conteúdos recém-lançados, notícias, novidades de quem está exibindo e muito mais.


 

Botões superiores (copy)

Parceiros

 

 

Patrocinadores



Apoiadores