Botões superiores

31 Mar 2020

Plataformas educacionais apoiam a educação em meio à pandemia

Redação Bett
Plataformas educacionais apoiam a educação em meio à pandemia

Desde a semana passada, com a suspenção das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o país, plataformas de gestão de aprendizagem começaram a liberar ferramentas para apoiar o ensino a distância. Diante da decisão tomada por governos e pela iniciativa privada como parte dos protocolos de emergência gerados pela pandemia do novo coronavirus (COVID-19), o uso de ferramentas tecnológicas vem permitindo que os estudantes continuem aprendendo mesmo em casa. Muitas dessas plataformas, que também serão apresentadas na Bett Educar 2020, seguem tendências internacionais, e são modelos perfeitamente adaptativos no atual cenário de isolamento social.

Confira algumas das iniciativas.

O SAE Digital abriu acesso, para alunos de todo o Brasil, tanto da rede privada quanto da rede pública, em mais de mil videoaulas em seu canal no YouTube. O sistema de ensino disponibilizará, em média, cinco conteúdos por dia para cada ano e série – desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Para a Educação Infantil, serão videoaulas com orientações e dicas de atividades para fazer em casa com as crianças, além de um roteiro de atividades semanais, publicados no site.
()

Além disso, o SAE Digital também manterá um canal de atendimento personalizado e ativo para diretores, coordenadores e professores com todo o apoio necessário para que esse momento de crise para as escolas e a sociedade como um todo seja superado o quanto antes.

Com o objetivo motivar a continuidade do aprendizado e diminuir os impactos educacionais, o Sistema Positivo de Ensino disponibiliza, gratuitamente, aulas on-line para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. As aulas poderão ser acessadas no canal do Sistema Positivo de Ensino no Youtube, e serão abertas ao público.

Para que o aprendizado prático também tenha continuidade, os professores do Sistema Positivo de Ensino, que estão trabalhando de casa, também estão gravando as resoluções dos exercícios referentes aos temas abordados nas videoaulas. A disponibilização das aulas continua a cada semana, de acordo com a necessidade e situação das escolas no país.

Já a Rede AZ, marca da Conexia Educação,  disponibilizou acesso gratuito ao aplicativo “super app AZ”, onde os estudantes poderão assistir a mais de 40 mil videoaulas e videorespostas prontas para estudos complementares, atividades e avaliações online com feedback imediato e vídeos de resolução, ferramenta de correção de redação online, além de um conjunto de metas de aprendizado focado na organização da rotina de estudos do aluno, com o auxílio da Inteligência Artificial.

“Nós contamos com mais de 150 mil alunos em nossas escolas em rede e sabemos o quanto esse momento está sendo crítico e desafiador para o setor. A principal dúvida dos mantenedores era como continuar a prestação dos serviços educacionais, mesmo com a suspensão das aulas. Gostaríamos de auxiliar as instituições de todo o Brasil, colocando à disposição o acesso ao nosso aplicativo, assim como a todo o banco de videoaulas, exercícios e gestão online”, dusse Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

E, ciente da necessidade de manter as atividades regulares neste período de paralisação escolar e de risco de contaminação, a Matific Brasil  abriu sua plataforma de jogos matemáticos gratuitamente por 60 dias para todos os alunos e professores brasileiros, do ensino infantil ao sexto ano. A plataforma de jogos matemáticos da Matific, utilizada atualmente por 600 mil alunos, de 3,5 mil colégios públicos e privados no país, é uma ótima opção de aprendizagem lúdica para crianças no período de quarentena.

As escolas que desejarem acesso ao acervo completo plataforma Matific durante o recesso, composto por cerca de 1,6 mil atividades, desafios e exercícios, devem acessar o link https://lnkd.in/eN5dvSP. "Acreditamos que a tecnologia, além de uma grande aliada para melhorar a qualidade da educação a curto prazo e com a escala necessária, pode ser uma ferramenta importante nesses casos críticos de saúde pública, já que permite a permanência das aulas no modelo digital e a distância", disse Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

Estamos juntos para levar a educação até você, para mais novidades pertinentes ao universo educacional, continuem ligados nas páginas da Bett Educar. 

 

Veja mais
Loading

Assine a newsletter da Bett Educar

Seja o primeiro a saber sobre novos palestrantes, conteúdos recém-lançados, notícias, novidades de quem está exibindo e muito mais.



 

Botões superiores

Parceiros





 

Patrocinadores


Apoiadores