Botões superiores

27 Feb 2020

Saiba quem são e o que fazem os membros do Conselho Consultivo da Bett Educar 2020

Redação Bett
Saiba quem são e o que fazem os membros do Conselho Consultivo da Bett Educar 2020

Em 2018, a Bett Educar instituiu, formalmente, um Conselho Consultivo para a curadoria de conteúdos, cuja função é fazer o direcionamento das propostas pedagógicas que serão apresentadas no evento.

De lá para cá, todas as edições contaram com um staff de importantes representantes do segmento educacional. Os quadros são sempre formados por profissionais atuantes nos mais diversos segmentos da rede pública, privada e do terceiro setor.

O Conselho tem como objetivo fomentar a liderança da transformação da inovação em educação enquanto molda esse ecossistema no país. Neste ano de 2020,  a equipe de peso é capitaneada pela educadora Maria Alice Carraturi, diretora de Conteúdo da Bett Educar, e é composta por 16 membros.

A soma da riqueza de conhecimentos e experiência no campo da educação dos integrantes possibilita ao Congresso Bett Educar, e a todos os seus espaços paralelos de discussão, iniciar debates cruciais e globais sobre educação durante os quatro dias do evento.

São os conselheiros que ajudam a definir o tema central da Bett Educar -- que em 2020 é "A educação de hoje nos prepara para o futuro?" -- e a construir a grade de palestras, subdividida a partir de 24 temas-bases, alicerçados por quatro eixos norteadores: Gestão, Tecnologia, Formação de Professores e Políticas Públicas.

Conheça  melhor os membros do Conselho da Bett Educar 2020:

Ademar Batista Pereira, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep)
Empresário e diretor de escola, presidiu o Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Paraná (Sinepe-PR) entre 2008 e 2012, e atua na Fenep desde 2016, inicialmente como vice-presidente, assumindo o cargo de presidente reeleito para o biênio 2019-2021.

Alessio Costa Lima, Ex-presidente da Undime
Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de 2015 a 2017, é Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), e atual presidente da Undime Região Nordeste para o biênio 2020-2021.

Celso Niskier, Presidente da ABMES
Reitor do Centro Universitário UniCarioca e doutor em Inteligência Artificial, foi eleito diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e comandará a entidade até maio de 2022.

Daniela Caldeirinha, diretora de Projetos da Fundação Lemann
Jornalista e pós-graduada em Sócio-Psicologia, lidera projetos de apoio a redes e escolas e as iniciativas para ampliar o uso pedagógico da tecnologia. Antes, esteve à frente da área de Políticas Educacionais da Fundação liderando o trabalho de apoio à construção e aprovação da BNCC e, no início de sua trajetória na instituição foi responsável pela tradução e implementação da plataforma Khan Academy no Brasil com um projeto em escolas que beneficia mais de 50 mil alunos.

Domingos Machado, diretor de Inovação da Unit
Vice-presidente da Associação dos Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe (CIO-SE) desde 2015, após término de seu longo período na presidência da instituição (de 2008 a 2015). Foi Diretor de Tecnologia da Informação (1992-2008) e pró-reitor de graduação da Universidade Tiradentes (1998-2011) e atualmente é Diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes de Educação e professor universitário da Universidade Tiradentes.

Fredric Litto, presidente da Abed
À frente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) desde 1995, acumula vasta experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, telemática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar.

Henrique Sartori, professor universitário
Cientista político, foi Ministro da Educação Substituto (MEC), Secretário-Executivo do Ministério da Educação (SE/MEC), Secretário Nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) e Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE-MEC). Ex-Chanceler do Grupo Estácio.

James Pinheiro dos Santos, secretário-executivo da Anec
Assistente Social e pedagogo com especialização em Adolescência e Juventude, Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior e Mestrando em Educação, atualmente ocupa alto cargo na diretoria da
Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

José Augusto de Mattos Lourenço, vice-presidente do SIEEESP
Empresário, professor e diretor escolar, o ex-presidente da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) é atualmente o vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP).

Lucia Dellagnelo, diretora-executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb)
Condecorada pelo MEC com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, é doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Referência nacional e internacional no tema da tecnologia educacional. Entre outras atuações, preside a comissão julgadora do Prêmio King Hamad bin Isa Al-Khalifa, promovido pela Unesco, para iniciativas mundiais de uso de tecnologia na escola.

Luciano Meira, presidente da Joy Street
Renomado especialista em gameficação, ou melhor, educação aplicada através de games/jogos, é Ph.D. em educação matemática pela University of California at Berkeley (EUA, 1991), mestre em psicologia cognitiva (UFPE, 1987) e bacharel em pedagogia (FAFIRE, 1984). Além disso, é colaborador do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) em projetos de inovação e estudos de usabilidade.

Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime-SP
Com vasta experiência acadêmica, atualmente exerce o cargo de Secretário Municipal de Educação do município de Sud Mennucci-SP,
presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional São Paulo (Undime-SP) e vice-presidente da Undime
Regional Sudeste. Participou desde o início dos trabalhos de elaboração da BNCC como Auxiliar de Pesquisa e atualmente preside, juntamente com o secretário estadual de educação, o Comitê Gestor de Implementação da BNCC e Construção do Currículo Paulista. Realiza palestras, workshop, oficinais e formações em todo o país com foco em políticas educacionais e formação de professores.

Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE)
Sociólogo e doutor em Economia pela Unicamp, é conselheiro, desde 2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE), indicado pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), ABC (Academia Brasileira de Ciências), SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e SBQ (Sociedade Brasileira de Química), onde atuou como presidente da Câmara de Educação Superior de 2016 a 2018, da qual atualmente é presidente. Também foi presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Miguel Thompson, diretor acadêmico da Fundação Santilhana
Professor de ensino básico por mais de três décadas, biólogo e oceanógrafo, o palestrante e ex-CEO do Instituto Singularidades, autor de diversos livros didáticos, consultor e gestor educacional assumiu a nova posição em setembro de 2019. Como consultor educacional, prestou serviços para o Ministério da Educação, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Pnud-Nações Unidas, Pearson Education e Gartner Consulting. Atualmente também é presidência do Conselho Editorial da Editora Segmento.

Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação
Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, ajudou a fundar o Instituto Faça Parte em 2002, onde atuou como coordenadora até 2005. É cofundadora do movimento Todos Pela Educação, onde exerce a função de Presidente-executiva. Desde fevereiro de 2018 preside o Conselho do Instituto Articule. Já fez centenas de palestras sobre Educação no Brasil e no exterior e participou de diversas audiências na Câmara e no Senado.

Romero Tori, professor da Poli-USP
Autor do livro "Educação Sem Distância" e curador do blog homônimo, o engenheiro, doutor e livre-docente pela USP é, atualmente, Professor Associado 3 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), onde coordena o Interlab, Laboratório de Tecnologias Interativas da USP, e desenvolve pesquisas de realidade virtual e aumentada aplicadas à educação e à saúde.

 

Esses e outros nomes você encontra nos nossos quadros de palestrantes, não perca nenhuma sessão da Bett, o futuro da educação está aqui. 

Veja mais
Loading

Assine a newsletter da Bett Educar

Seja o primeiro a saber sobre novos palestrantes, conteúdos recém-lançados, notícias, novidades de quem está exibindo e muito mais.


 

Botões superiores

Parceiros

 

 

Patrocinadores



Apoiadores