Botões superiores (copy)

19 Aug 2020

Tecnologias imersivas para a aquisição de línguas adicionais

Conteúdo patrocinado pela Realvi
Tecnologias imersivas para a aquisição de línguas adicionais

O que são as tecnologias imersivas?

A Realidade Virtual é a total substituição de ambientes reais por uma ambientação virtual, digitalizada, com efeitos sensoriais - visuais, auditivos, olfativos, hápticos (táteis) e somatossensoriais - que propiciam a quem a estiver utilizando a sensação de que tal ambientação realmente existe.

Na Realidade Aumentada o ambiente de fundo são os cenários reais ao nosso redor, que dão o suporte para que deles surjam extrapolações: informações, imagens, sons, animações interativas para “aumentar” o impacto da experiência. Tecnicamente isso acontece com códigos que uma vez acionados por uma câmera produzem as experiências para o usuário.

Desde 1994, graças ao estudo de Paul Milgram e Fumio Kishino, surge o conceito de Realidade Mista, onde Realidade Virtual e Realidade Aumentada misturam a ambientação real com cenários e objetos virtuais que interagem entre si.

Uma área onde tais tecnologias têm o potencial de serem revolucionárias é sem dúvida o campo da educação bilíngue.

Primeiramente, a aquisição de uma língua adicional pode se beneficiar enormemente de contextos imersivos. As tecnologias imersivas trazem a imersão para o aprendiz, sem ele precisar efetivamente mergulhar em uma outra cultura, fazer um intercâmbio cultural ou ir morar no exterior, por exemplo.

Um segundo fator é a possibilidade de um nível de simulação de autenticidade só superado por ambientações reais. Pode-se colocar o aluno inserido em qualquer situação, local e inclusive tempo na história.

Além disso essas tecnologias já não são mais ficção.

A Realvi, uma EdTech 100% brasileira voltada para o uso das tecnologias imersivas para a educação, propõe em seu Realvi English Immersion (realvi.com) um modelo viável de programa bilíngue com tecnologias imersivas para as escolas brasileiras. É o modelo BYOD, ou “Bring Your Own Device” (traga seu próprio aparelho), tornando essas tecnologias acessíveis à grande maioria das escolas e abrindo possibilidades para uma verdadeira revolução na educação escolar.

Os primeiros resultados com as escolas têm demonstrado um acréscimo significativo no engajamento dos alunos, bem como um aumento da produção oral dos mesmos.

A popularização das tecnologias imersivas inaugura um novo capítulo para o desenvolvimento de novas abordagens relacionadas à educação bilíngue e abre caminho para uma nova geração de programas e metodologias voltada para a aquisição de línguas adicionais, com benefícios para toda a comunidade escolar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:


 

Veja mais
Loading

Assine a newsletter da Bett Educar

Seja o primeiro a saber sobre novos palestrantes, conteúdos recém-lançados, notícias, novidades de quem está exibindo e muito mais.


 

Botões superiores (copy)

Parceiros

 

 

Patrocinadores



Apoiadores