Botões superiores (copy)

09 Sep 2020

Transforme a experiência escolar para criar laços com as famílias

Conteúdo de Expositor: Escola em Movimento
Transforme a experiência escolar para criar laços com as famílias

Os alunos aprendem melhor quando os pais participam da sua vida escolar. Dos vários pesquisadores no assunto, um dos principais é o Sam Redding, da Academia Internacional da Educação (Unesco).

Segundo a pesquisa realizada por Sam, as crianças passam a ter mais disciplina nos estudos quando entendem que aquilo vivenciado na escola tem valor para os pais. 

Para muitos, ainda existe pouca clareza sobre qual é o papel da família e qual é da instituição. Da mesma forma, também se confunde escolarização com educação. O alinhamento constante entre escola e família é algo que ajuda na compreensão das responsabilidades de cada um.  

Ou seja, a necessidade da parceria entre pais e escolas não é nova, ela sempre existiu. Mas, segundo o professor Amos Rolider, em Israel os pais dedicam hoje em média 14 minutos por dia às crianças, uma queda alarmante se comparada há 20 anos, quando disponibilizavam duas horas por dia. 

Se por um lado os responsáveis dedicam menos tempo, por outro, as escolas têm muito mais recursos para trazê-los para perto.

Diante disso, as novas possibilidades de uso da tecnologia para as instituições de ensino se encaixam diretamente com mudanças de comportamento da sociedade. O Brasil é um dos cinco países do mundo em que as pessoas passam mais tempo usando smartphone. Em média, cada brasileiro passa mais de quatro horas por dia olhando para a tela do celular. 

O crescimento de uso de smartphones gerou impactos em todos os setores. As pessoas hoje preferem se comunicar pelo whatsapp a realizar ligações. Elas consideram que é mais prático e confortável solicitar um carro em poucos cliques do que, por exemplo, esperar um táxi vazio passar. 

Conheça quais são as principais ferramentas da transformação do tradicional ao digital aqui

Assim como ocorreu em vários outros contextos, a tecnologia também pode simplificar as experiências que os responsáveis têm com a escola para trazer benefícios importantes à educação. 

Se bem usada, ela pode ser um meio dos educadores e familiares trocarem informações valiosas sobre o desenvolvimento  dos alunos. 

Como resultado disso, os pais podem entender no que o aluno precisa de mais suporte, assim como acompanhar sua rotina. Exemplificando, as famílias amam receber fotos e vídeos do dia a dia dos estudantes! Porém, mudanças como essa, precisam primeiro se transformar em projetos de inovação, para depois serem implementadas. Para isso, criamos um material especial para escolas tirarem do papel seus planos inovadores. Você pode fazer o download aqui. 

Dessa forma, quem trabalha na escola pode estimular uma interatividade maior entre toda a comunidade escolar com o intuito de obter mais informações para a tomada de decisões.

Além de ajudar a aproximar pais e escola, a tecnologia permite melhores experiências. Pais e responsáveis preferem resolver as demandas com a instituição em poucos cliques, em vez de precisar de ligar ou ir presencialmente à secretaria. 

Por exemplo, há mais praticidade em assinar eletronicamente um contrato, fazer pagamento de taxas e mensalidades pelo app ou acessar todos os conteúdos da escola na tela do smartphone. 

A tecnologia transforma a educação quando contribui para que pais e educadores encontrem juntos os melhores caminhos.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:


 

 

Veja mais
Loading

Assine a newsletter da Bett Educar

Seja o primeiro a saber sobre novos palestrantes, conteúdos recém-lançados, notícias, novidades de quem está exibindo e muito mais.


 

Botões superiores (copy)

Parceiros

 

 

Patrocinadores



Apoiadores