• GB Flag

Maria Inês Fini, do Inep, dá conselhos para escolas sobre o novo Enem

09 May 2018

Por causa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Enem e outras avaliações padronizadas vão mudar, afirmou Maria Inês Fini, presidente do Inep, que veio à Bett Educar 2018 falar no Fórum de Gestores. Para quem já quiser se prepara para os nos exames, ela deu um conselho: “Olhem para as competências de área. É ali que estamos buscando a inspiração para nossa matriz de avaliação”.

maria inês

Segundo ela, as mudanças serão positivas para o País. “O currículo deveria mandar na avaliação. Espero contribuir para reverter este quadro maldoso de que é o vestibular que manda no ensino médio”, afirmou. Maria Inês também garantiu que nenhum estudante vai perder vantagens adquiridas pelo Enem, como o acesso ao Sisu, ProUni e Fies.

Além de ouvir Maria Inês, gestores escolares e de universidades de todo o País refletiram durante o primeiro dia de evento sobre qual é o modelo de escola que a sociedade quer e precisa. A psicanalista Jane Patricia Haddad levantou a questão de como é ao aluno que os colégios recebem hoje. “Precisamos reconhecer que o aluno hoje tem no mínimo dez opções. O problema dele é a angústia de escolher um caminho e perder nove”, afirmou. Segundo ela, isso implica para as escolas trabalhar com responsabilidade e inovação. “Nenhuma instituição vai sobreviver no século 21 sem essas duas características”, afirmou.

Outra contribuição para o debate foi de Daviane Chemin, vice presidente da ABRH Brasil, que apresentou uma pesquisa feita com estudantes e famílias do Paraná. Durante a investigação apreciativa, um grupo de crianças, juntas, trabalhou sobre uma definição do que é felicidade. A conclusão foi uma fórmula matemática: Felicidade = Liberdade + Respeito x Afeto.



 

View all Bett Blog
Loading

Patrocinadores