• GB Flag

Neurociência que pauta a Inteligência Artificial também pode pautar as escolas

03 May 2018 by: Redação Bett Educar

Na palestra Construção das Redes Hierárquicas do cérebro durante o processo de Aprendizagem, na Bett Educar 2018, Carla Tieppo vai mostrar como descobertas da neurociência que são usadas para estruturar os sistemas de inteligência artificial (IA) também podem contribuir para o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens.

Professora da da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo há 22 anos, Carla ocupa atualmente o cargo de coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Durante sua fala, ela vai explicar como as redes de conhecimentos vão se estruturando dentro do córtex cerebral e mostrar um paralelo entre a inteligência humana e a inteligência artificial.

Mas não só as empresas de tecnologia podem tirar proveito dos novos conhecimentos a respeito do cérebro humano. "Dá para pautar metodologias e experiências pedagógicas para os alunos tendo como foco a montagem dessas redes hierárquicas. Um ponto importante é que o conhecimento tem que estar bem estruturado na base", explica Carla.

Carla, contudo, lembra que ela não trará todas as respostas neurociência para o aprendizado, e sim vai tratar da aplicação de uma linha de pensamento das neurociências. "Como toda a ciência, tem seus atores e diferentes linhas de pensamento. Não existe isso: o que a neurociência fala sobre o aprendizado. Quem fala são pessoas diferentes", ressalta. "Vou mostrar possíveis aplicações para um conceito que deu origem para estruturar a Inteligência Artificial, mas que ainda não é usada como estrutura de pensamento para organizar as abordagens pedagógicas escolares".


View all Bett Blog
Loading

Patrocinadores