• GB Flag

Professor precisa entender o funcionamento do cérebro e da mente

02 May 2018 by: Redação Bett Educar

A neuroeducação, que reúne conhecimentos da pedagogia, da psicologia e da neurologia, será o tema da palestra de Marcos Raggazzi na Bett Educar 2018. Em sua fala, Raggazzi vai aliar teorias e práticas para mostrar como um professor pode melhorar a atenção de seus estudantes.

Raggazzi, que é o Diretor Pedagógico Executivo do Bernoulli Educação, explica que é da natureza do cérebro humano a predisposição a mudar o foco de atenção constantemente. "O motivo é evolutivo. Entre os nossos ancestrais, os homens das cavernas, aqueles que desviavam sua atenção quando percebiam qualquer alteração no ambiente tinha vantagens, pois se preparavam para fugir ou lutar frente aos predadores ", diz.

Portanto, de nada serve reclamar que os alunos logo perdem o foco, mas é possível criar estratégias para usar de forma positiva as características inerentes do cérebro e da mente humana, em prol de um aprendizado mais efetivo. "Ao entendermos como o cérebro e a mente funcionam, temos ferramentas poderosas que facilitam os processos de ensinar e de aprender.", afirma Raggazzi.

Algumas estratégias para segurar o foco atencional são bem simples, como oscilar o tom de voz, fazer uso do humor e criar momentos para êxito dos alunos. "O humor é uma estratégia muito eficaz, pois libera neurotransmissores que aumentam o poder de concentração. Além disso, o cérebro humano é viciado em prazer; se o professor consegue associar as atividades pedagógicas a algo prazeroso, o aprendizado será muito maior", garante Raggazzi.

Para aprender novas formas de manter a concentração dos alunos e, assim, tornar o aprendizado mais efetivo e prazeroso, participe da palestra de Marcos Raggazzi. Outras sobre o mesmo tema serão apresentadas dentro do macrotema específico na Bett Educar 2018: “A Neurociência a favor da Aprendizagem”, no dia 8 de maio, com palestras de Fernando Louzada, Carla Tieppo, Sandra Garcia, Adriana Lígia Pereira Andrade Meirelles, Fabiola Dobrillovich e Fabricia Biaso.



 

View all Bett Blog
Loading

Patrocinadores