• GB Flag

Bilinguismo tem potencial para expansão entre escolas particulares no Brasil

27 Mar 2019

Com novos termos em inglês espalhados por toda a parte, desde games, filmes, brinquedos e até nos rótulos do supermercado, as escolas brasileiras buscam cada vez mais encorpar grades curriculares com experiências educacionais em outros idiomas. Neste cenário, a Bett Educar 2019, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, aposta na temática de alfabetização bilíngue como um dos destaques do evento que acontece de 14 a 17 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Há muito a ser explorado pelos gestores e mantenedores de unidades educacionais, uma vez que a velocidade de adaptação de outros idiomas no currículo escolar ainda fica aquém do ritmo de crescimento da demanda. Dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) apontam que apenas 3% das escolas particulares brasileiras - cerca de 1,2 mil - tenham algum ensino bilíngue.

O Congresso Bett Educar 2019, que nesta edição traz o tema "Construindo a Educação de que o Brasil Precisa”, tem uma programação de conteúdo com 84 atividades que serão realizadas em seis auditórios e ainda workshops que tratarão de diversos aspectos da dinâmica dos profissionais de educação. O debate em torno da alfabetização bilíngue e a importância do ensino de um segundo idioma nas escolas ganha espaço no dia 16 de maio, com a participação de representantes das escolas: Stance Dual, St Nicholas International School, Alef Peretz, SOMOS Idiomas e da Cultura Inglesa.

Exposição -- Além da extensa programação de conteúdo, a Bett Educar, com parceria global da Microsoft, reunirá mais de 250 marcas nacionais e internacionais, entre elas escolas bilíngues, que apresentarão lançamentos para gestores de escolas públicas e particulares.

A gerente regional da EMI (English Medium Instruction) da Oxford University Press, Juliana Cavalcanti, considera que o bilinguismo na educação básica está diretamente associado à qualidade da educação. “O mundo ideal seria que todas as crianças tivessem esse acesso, o que representaria um verdadeiro salto na qualidade educacional do País. Ainda há um longo a caminho a ser percorrido, mas enxergo esse futuro”.

Opinião semelhante tem a gerente pedagógica In School da Red Balloon, Shiela Evans. Para ela, por serem mais curiosas e terem uma memória melhor, o ensino de inglês para crianças é um benefício extra para quando chegarem à fase adulta. “As crianças têm mais tempo livre, motivação e podem se dedicar mais, o que resulta em uma melhor pronúncia, por exemplo. Isso impacta diretamente quando crescem, já que adultos bilíngues têm maior capacidade de decisão, aceitam melhor as diferenças culturais e têm maior facilidade de socialização”.

A Maple Bear, de ensino canadense e presente em mais de 16 países, também levará uma equipe de especialistas para a Bett Educar com o objetivo de tirar dúvidas e apresentar a metodologia do país, considerada uma das mais bem sucedidas, inclusivas e multiculturais do mundo. “Ficou evidente que o bilinguismo é um dos principais temas de discussão e interesse e, como representantes do ensino canadense no Brasil, percebemos que podemos acrescentar muitas informações e conhecimento sobre o assunto” explica Arno Krug, diretor Geral da Maple Bear Latin America.

Para mais informações, acesse o site: www.bettbrasileducar.com.br

 

Sobre a Bett Educar

A Bett Educar é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Parte do portfólio da ITE Group plc, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett Educar visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos. A 26ª edição do evento acontece de 14 a 17 de maio de 2019 no Transamerica Expo Center e reunirá mais de 230 empresas nacionais e internacionais, cerca de 20 startups do mercado e mais de 22 mil participantes do setor educacional de todos os estados do Brasil.

Sobre a ITE Group plc
A ITE Group plc foi criado em 1991 e hoje é uma dos líderes mundiais na organização de exposições, conferências e eventos internacionais.

A principal visão estratégica da ITE Group é criar o portfólio líder mundial de eventos alicerçados à conteúdo, proporcionando uma excelente experiência e ROI para seus clientes. Recentemente, o grupo lançou o programa Transformation & Growth (TAG), que é projetado para transformar a empresa de um negócio liderado por aspectos regionais para um negócio orientado para entrega do produto, focando na liderança do mercado eventos, onde quer que estejam no mundo.

A ITE se esforça para realizar e oferecer os melhores serviços aos clientes em todo mundo, independentemente da localização. Colocando expositores e visitantes como principal foco, e impulsionando o crescimento sustentável de seus investidores.

A ITE Group é uma empresa pública, listada na Bolsa de Valores de Londres desde 1998.
 

Assessoria de Imprensa – Bett Educar 2019
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada

(11) 3230-7434 / (13) 3304.7437 - 3304.7438
 

View all Press Releases
Loading

Parceiros