Soluções para atender à nova BNCC serão lançadas durante Bett Educar

05 Apr 2019

Com a homologação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que começa a vigorar em 2020, as escolas, sejam públicas ou particulares, precisarão adaptar-se para fomentar algumas das diretrizes definidas, tais como o estímulo ao protagonismo estudantil, uso de tecnologias e aplicações no dia a dia, a visão do professor como um tutor e não apenas detentor de conhecimento, além de alterações na forma de avaliação, que passa a ser global e integral.

A principal mudança, no entanto, se dará na passagem do Ensino Fundamental para o Médio. Nessa fase, haverá a divisão de conteúdos em cinco itinerários distintos, de forma que, além do aprendizagem comum e obrigatório a que todos os alunos terão acesso, outras 1.200 horas - aproximadamente - serão destinadas ao aprofundamento na área escolhida. É a maneira encontrada pelo governo para diminuir a evasão escolar e aumentar o rendimento dos alunos nessa faixa etária, além de outros fatores.

Os itinerários são Linguagens e suas Tecnologias (Artes, Educação Física, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura); Matemática e sua Tecnologias (Matemática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia); Formação Técnica e Profissional.

Por ser o principal evento de educação e tecnologia da América Latina, os expositores da Bett Educar reservam seus principais lançamentos em soluções específicas para atender educadores e gestores no processo de adaptação à nova BNCC e para o aprimoramento da gestāo de instituições de ensino.

Entre as novidades está a plataforma digital IDEM, que atua de forma semelhante a um teste vocacional, oferecendo aos estudantes a possibilidade de realizar testes e cruzar as informações para detectar qual o itinerário que mais se adequa àquele perfil. Em paralelo, educadores e gestores terão em mãos as informações do corpo discente para organizar as novas turmas.

“As escolas necessitam organizar com muita antecedência o quadro de professores de acordo com as matérias que serão ofertadas. Aos gestores, a Plataforma IDEM oferece, além dos resultados de cada aluno, por turma, ou por escola de cada rede, propostas de como compor as grades de horários a fim de organizar os três anos letivos do Novo Ensino Médio ao passo em que cumprem as determinações previstas na BNCC”, enfatiza a psicóloga co-autora do teste, Rosane Levenfus.

Outra empresa que lançará mão de recursos para alimentar alunos e educadores com informação é a Telesapiens. Eles apresentarão, na Bett, o SETI – Sistema de Ensino Técnico Integrado, que permite a colégios e escolas técnicas ofertar conteúdos didáticos de mais de 20 cursos técnicos.

"Esses conteúdos poderão ser ofertados nas modalidades de EAD, cumprindo os 20% de carga horária a distância preconizado pela nova BNCC do Ensino Médio. Os alunos poderão fazer as escolhas livremente sem o inconveniente de ter que formar turma para cada curso. Os conteúdos serão distribuídos em e-books, vídeo aulas, podcasts, games educacionais, atividades e banco de questões", explica David Stephen, CEO da Telesapiens.

E, por falar em game, a startup israelense Matific apresentará sua plataforma de tecnologia de jogos matemáticos, a gamificação do estudo da disciplina. Esse recurso já é utilizado por cerca de 100 mil alunos e 450 colégios no País. A proposta é atender ao compromisso com o desenvolvimento de habilidades como raciocinar, representar, analisar, comunicar e argumentar matematicamente.

“Obviamente, é irrealista esperar que professores preparem e tragam para sala de aula centenas de artefatos e criem diversas formas de interação. Ao invés disso, usam a Matific para promover tais dinâmicas, usando simulações digitais envolventes e realísticas”, comenta Dennis Szyller, Diretor da Matific Brasil.

Para mais informações, acesse o site: www.bettbrasileducar.com.br

(11) 3230-7434 / (13) 3304.7437 - 3304.7438