Botões superiores

07 Nov 2019

BETT EDUCAR: ENCONTRO REGIONAL DE CURITIBA (PR) APRESENTOU INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA SÉCULO XXI

Redação Bett Educar

A Bett Educar realizou o último Encontro Regional de 2019, em Curitiba (PR), no dia 29 de outubro. O evento reuniu profissionais da educação dos setores público e privado. O evento contou com palestras do secretário de Estado da Educação do Paraná, Renato Feder, do Superintendente da Secretaria de Educação do Paraná, Raph Gomes, entre outros temas essenciais sobre educação, tecnologia e inovação.

O Encontro Regional de Curitiba foi o quarto evento neste modelo realizado pela Bett Educar em 2019. Os demais foram realizados em Recife, em março, e em Brasília e Salvador, ambos em setembro.

Em Curitiba, foram mais de 250 inscritos, sendo 28% de escolas públicas e 71% de instituições privadas. Do total, 34% são diretores, mantenedores e gestores, 26% coordenadores e supervisores e 17% professores.

Os quatro Encontros Regionais realizados em 2019 reuniram mais de 800 participantes. Em média, 78% de escolas privadas. Do total, 76% são gestores e 95% são de instituições de Educação Básica.

Em 2020, os Encontros Regionais serão realizados no segundo semestre. Até agora, estão confirmados eventos em Goiânia (GO), em agosto, Recife (PE), em setembro, e Belo Horizonte (MG), em outubro.

“A Bett Educar expande cada vez mais seus eventos para outras cidades para dar oportunidade a um número ainda maior de educadores, que constantemente procuram aperfeiçoamento profissional. Por isso, além dos temas macros sobre educação, também abordamos nesses encontros assuntos educacionais locais, que são inerentes ao seu dia a dia”, explica Maria Alice Carraturi, diretora de conteúdo da Bett Educar.

 

Encontro Regional de Curitiba

Renato Feder apresentou dados da Secretaria, como o acompanhamento da aprendizagem de mais de 900 mil alunos, avaliações adaptadas para estudantes da educação especial e correção instantânea por aplicativo. Segundo Feder, somente neste ano o Estado recebeu mais de 60 mil alunos e tem implementado ações de combate ao abandono escolar, tutoria pedagógica e inclusão de política social, com 30% das vagas para alunos de famílias que recebem o Bolsa Família.

O secretário destacou ainda o projeto piloto de aulas de programação e robótica, implementado este ano para alunos de Ensino Médio e que deve chegar às 2.143 escolas estaduais do Paraná em 2020. A intenção é incluir quatro horas semanais da disciplina no contraturno escolar de turmas dos ensinos Fundamental II e Médio.

 

Raph Gomes, Superintendente da Secretaria, destacou os dados referentes ao uso pedagógico dos resultados das avaliações internas e externas, seu impacto e evidências e profissionalização da gestão pedagógica das secretarias de educação e unidades escolares nos resultados de aprendizagens dos estudantes. 

Luciana Allan, doutora em educação pela USP, apresentou a ferramenta APEI50, com 50 indicadores que avaliam práticas educacionais inovadoras. Lançado em outubro do ano passado, a plataforma está disponível em português, espanhol e inglês, com mais de 500 escolas cadastradas, mais de 6 mil professores, de escolas do Brasil, Argentina e Peru. O APEI50 tem como objetivo avaliar o grau de inovação pedagógica e colaborar para as estratégias de intervenção, envolvendo investimento em tecnologias digitais e formação docente.

Clarissa Bezerra, antropóloga da Universidade de Brasília e consultora em Inovação e Tecnologia aplicada à Educação na Casa Thomas Jefferson, apresentou o case “Inovação em Educação”, sobre a verdadeira capacidade de criar e sustentar culturas de pensamento nos espaços de aprendizagem, dentro e fora da escola.

Já a especialista de conteúdo do Programa Pleno, Francila Novaes, falou sobre empatia e a relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e como o tema pode contribuir para potencializar a aprendizagem, desconstruir estigmas, prevenir o bullying e os comportamentos violentos”.

Maria Rita Grandi Gullo, gerente de marketing da Escola da Inteligência, trouxe para o evento o tema habilidades socioemocionais para os educadores do século XXI e o choque de gerações nas escolas, entre a Geração X e as Gerações Y e Z.

 

Ensino Bilíngue

A Educação bilíngue na atualidade e como envolver o professor não bilíngue em escolas que estão se tornando bilíngues foram os temas apresentados por Selma Moura, Diretora ST Nicholas International School, e Nivio Sanches Junior, da Perto Bilíngue.

O Encontro Regional de Curitiba teve ainda a oficina “Personalização da Aprendizagem por Projetos”, coordenada por Celia Senna, diretora do Inovação, uma consultoria em educação inovadora.

O Encontro Regional de Curitiba teve patrocínio da Escola da Inteligência, Casa Thomas Jefferson, Colégio Bilíngue Brasil Canadá, Programa Pleno, Telesapiens e Grupo Unite e apoio do Guia Escolas.

 

 

Sobre a Bett Educar

A Bett Educar é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Parte do portfólio da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett Educar visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos. A 27ª edição do evento acontece de 12 a 15 de maio de 2020, no Transamerica Expo Center (São Paulo), e reunirá mais de 230 empresas nacionais e internacionais, cerca de 20 startups do mercado e mais de 22 mil participantes do setor educacional de todos os estados do Brasil.

 

Sobre a Hyve Group

A Hyve Group foi criada em 1991 e hoje é uma das líderes mundiais na organização de exposições, conferências e eventos internacionais. A principal visão estratégica da Hyve Group é criar o portfólio mundial de eventos alicerçados em conteúdo de qualidade, proporcionando uma excelente experiência e ROI (retorno sobre o investimento) para seus clientes. Recentemente, o grupo lançou o programa Transformation & Growth (TAG), que é projetado para transformar a empresa de um negócio liderado por aspectos regionais para um negócio orientado para entrega do produto, focando na liderança do mercado de eventos, onde quer que estejam no mundo. A Hyve se esforça para realizar e oferecer os melhores serviços aos clientes em todo mundo, independentemente da localização. Colocando expositores e visitantes como principal foco, e impulsionando o crescimento sustentável de seus investidores. A Hyve Group é uma empresa pública, listada na Bolsa de Valores de Londres desde 1998.

Veja mais
Loading

Assine a newsletter da Bett Educar

Seja o primeiro a saber sobre novos palestrantes, conteúdos recém-lançados, notícias, novidades de quem está exibindo e muito mais.


 

Botões superiores

Parceiros

 

 

Patrocinadores