• GB Flag

Proesc.com - da Amazônia para o mundo

20 Apr 2018 by: Proesc.com

Startup do Amapá se destaca com plataforma de gestão escolar presente em quatro países, mais de 2 mil escolas e impactando positivamente a vida de gestores, professores, alunos e suas famílias

Vem da Amazônia uma das startups de educação mais inovadoras do país. Nascido em Macapá, capital do Amapá, o Proesc.com (www.proesc.com) é uma plataforma de gestão escolar on-line com soluções nas áreas acadêmica, pedagógica e financeira para escolas públicas, privadas, faculdades e cursos livres. Já está presente em 2.112 instituições de Brasil, Portugal, Moçambique e Angola, beneficiando mais de 208 mil alunos e mais de 31 mil professores. Foi reconhecido em programas de destaque nacional de inovação como InovAtiva Brasil, MPE Brasil, Programa Primeira Empresa Inovadora - PRIME/FINEP, Prêmio SEBRAE de Inovação.

Proesc

A startup estará pela primeira vez na próxima edição da Bett Brasil Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que ocorrerá entre 8 e 11 de maio no centro de convenções São Paulo Expo, em São Paulo. A equipe Proesc.com apresentará em seu estande todas as inovações educacionais da plataforma, com vídeos e kits especiais para o público. Também vai oferecer consultorias de 30 minutos nas áreas de marketing, captação de alunos, gestão financeira e gestão comercial para gestores ou técnicos de escolas. Para se inscrever em uma consultoria, basta fazer o cadastro pelo link www.proesc.com/betteducar.

"Nos tornamos referência na região Norte, realizando o nosso sonho de ver o Amapá exportando tecnologia para o mundo",diz Felipe Ferreira, CEO da InovaDados, empresa desenvolvedora do Proesc.com. "E não queremos sair de Macapá. A gente quer inspirar e servir de referência para novos negócios na nossa região. Mostrar que é possível fazer a diferença de onde estamos." O empreendedor, de 28 anos, destaca o engajamento da equipe de 17 pessoas por saber o quanto impacta positivamente a vida de gestores, professores, alunos e famílias. "É mais do que um negócio. Nosso foco é revolucionar a gestão da educação no Brasil."

A InovaDados está no mercado desde 2008. Mas a ideia surgiu quatro anos antes quando o então professor de matemática Lindomar Góes Ferreira aprendeu a programar e criou, por conta própria, um diário de classe eletrônico para organizar informações sobre as aulas e os estudantes. Outros professores começaram a pedir o mesmo sistema. Até que Lindomar desenvolveu um módulo possível de escalar para muitos outros professores e também escolas.

Quando o projeto cresceu, Lindomar fechou sociedade com Elias José Teixeira, para cuidar da parte administrativa, e com Felipe Ferreira, para tocar a operação e desenvolvimento do Proesc na versão online, montaram então a empresa InovaDados com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação.

"O primeiro grande cliente foi o próprio governo do estado. As escolas estaduais contratavam o sistema por conta própria, chegamos a comercializar para 45 escolas. Em 2011, fechamos um contrato para atender todas as escolas do Estado, mais de 400", diz Felipe.

A partir daí a empresa criou diversas soluções para o segmento da educação, além do Proesc.com. Com destaque para o projeto Caixanet, de prestação de contas escolar, além de software de correção automática de simulados, um controle de acesso com conceito de uniforme inteligente, dentre outros produtos.

Em 2015, a InovaDados passou a exportar tecnologia para outros estados e outros países, especialmente a plataforma Proesc.com, que será a estrela da empresa na Bett Educar. Atualmente, a Proesc.com está presente em todas as regiões do Brasil e em escolas de Portugal, Moçambique e a Angola.Uma das metas em 2018 é internacionalizar a plataforma comoutro idioma.

Um dos cases de sucesso do Proesc.com na área pública está na rede municipal de educação de Aracaju, capital de Sergipe. "Implantamos em um sistema dentro do conceito de cidades inteligentes. Os pais recebem SMS e e-mails sobre tudo o que diz respeito à educação de seus filhos. Desde faltas na escola até quando há vagas em creches, passando por realizar a matrícula on-line", afirma Felipe. Entre os resultados do projeto está o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Aracaju.

Cada professor recebeu um tablet com plano de internet e com o aplicativo de diário eletrônico, possibilitando que o preenchimento seja mais rápido e eficiente do que quando o trabalho era feito no papel. "Os professores ficam menos sobrecarregados e podem se concentrar em ensinar", diz o CEO. O prefeito também acompanha em tempo real os números sobre a educação na cidade.

Necessidade

Hoje aperfeiçoado, o Proesc.com se adapta de forma personalizada à necessidade de cada instituição. A plataforma dinamiza atividades diárias dos gestores, secretários, coordenadores, financeiro, professores e outros setores das instituições de ensino públicas e privadas, que podem ser tanto creches, colégios e faculdades quanto escolas de cursos livres como idiomas, música, dança, entre outros.

"Otimizamos atividades pedagógicas, acadêmicas, administrativas e financeiras. A tecnologia permite também, por exemplo, o cadastramento de todas as escolas de uma rede de ensino no mesmo sistema, com administração individual de cada unidade, mas integradas para o gerenciamento centralizado por parte das Secretarias de Educação", diz o CEO Felipe Ferreira.

Elaine Ramos, diretora administrativa e financeira da escola Ciranda do ABC, de Macapá, lembra como o sistema de matrícula era demorado. "Depois que contratamos o Proesc.com, o tempo para matricular um aluno caiu de 10 minutos para 2 minutos, preenchendo ficha do estudante, contrato e boleto de pagamento de uma vez." Trouxe, ainda, economia de papel e impressão para a escola. 

Para o professor Eládio Vidal, do Colégio Expansivo, também de Macapá, o fechamento do bimestre, antes realizado em até 3 horas, caiu para até 40 minutos. "O Proesc.com veio para nos auxiliar significativamente, além de aumentar a responsabilidade para o cumprimento dos prazos de entrega dos diários de classe e notas."

Para todos

Gestores escolares que desejam a facilidade da plataforma customizada, mas têm poucos alunos, não ficam de fora do Proesc.com. Os planos atendem desde creches e pequenas escolas com até 50 estudantes (com opção de usar a plataforma gratuitamente, com recursos limitados) até planos que contam com mais de 600 alunos cadastrados. Os planos pagos começam em R$ 162 mensais.

As instituições de ensino que são assinantes da Proesc.com têm à disposição recursos como diário on-line do professor (aplicativo e computador), portal do aluno, gestão financeira, cobrança automatizada, gestão pedagógica, gestão acadêmica, gestão de secretarias de educação, correção de simulados, controle de acesso e muito mais.

Em 2016, a plataforma foi uma das cem selecionadas para a etapa nacional do Prêmio InovAtiva, recebendo aceleração de especialistas em negócios, empreendedorismo e edtechs . No ano seguinte, a empresa recebeu um aporte do prêmio do Edital Sebrae de Inovação. O programa ofereceu subsídio de até R$ 120 mil por projeto, com o objetivo de fomentar e desenvolver negócios inovadores e criativos. Ainda no ano passado, a InovaDados inaugurou sua sede, em um prédio de três andares, no coração de Macapá.

Depoimentos

Elaine Ramos, diretora administrativa e financeira da escola Ciranda do ABC

"Nosso sistema de matrícula era bem demorado. Quando os pais chegavam para fazer a matrícula era tudo manual. Ficha de matrícula, contrato e boleto de pagamento. Tinha que preencher à mão esses três itens. Eram 10 minutos para cada matrícula. Depois do Proesc.com, preenchemos só uma vez, já sai contrato, boleto, tudo com os dados do aluno. Agora, em 2 minutos resolveu a matrícula."

Eládio Vidal, professor, Colégio Expansivo

"Gasto de 20 a 40 minutos para fechar o bimestre. Antes, usava papel. E naquele famoso diário de classe em que você deveria lançar os conteúdos, data, presença… Se errasse, era rasurar um documento e mesmo seu nome como professor, da instituição. Teria que fazer tudo de novo, gastando duas a três horas. O Proesc.com veio nos auxiliar significativamente, otimizando o tempo dos professores e aumento da responsabilidade de prazos de entrega de diários."

Marcela Assis, diretora e proprietária do Centro de Ensino Tarumã

"Trabalhávamos com um sistema escolar e um bancário, o que gerava muito retrabalho porque a gente acabava não conseguindo acompanhar os dois sistemas. Saía do controle. O Proesc.com nos surpreendeu. Quando recebi o treinamento, percebi que ele dava um leque maravilhoso. O controle de uniforme, livros, parcelamentos… Foi aí que nos surpreendemos. A equipe teve o tempo valorizado. O sistema anterior não podia cancelar boleto porque gerava custo. Com o Proesc.com posso alterar valor, custo, gerar segunda via e mandar por e-mail sem custo."

Marcio Sanches, secretário acadêmico Fatech 

"Nós já utilizávamos um software para atender à necessidade da nossa comunidade acadêmica. Mas eram diversas situações nos departamentos que dependiam direto de uma intervenção ágil. Ao invés de atender rápido nosso acadêmico, a gente esperava o suporte. Também fazíamos de forma manual porque não atendia à demanda. Acabei com meus problemas na secretaria da faculdade com o Proesc.com Crio as turmas rápido, o programa é fácil de manusear e, se precisamos, eles atendem rapidamente nossa dificuldade. Foi um avanço muito grande. O que a gente não conseguiu com os programas de 2010 a 2016 a gente conseguiu com o Proesc.com em três meses."

Equipe

Felipe Ferreira
CEO da startup Proesc.com (sistema de gestão escolar on-line) e Fundador/Diretor Executivo da empresa de desenvolvimento de software InovaDados. MBA em Engenharia de Software e Bacharel em Sistemas de Informação. Mentor e palestrante em empreendedorismo digital e startups. Especialidades: Empreendedorismo, Startups, Soluções tecnológicas para a educação, Edtechs, Desenvolvimento de software e Métodos ágeis de desenvolvimento.

Lindomar Góes Ferreira
CMO da startup Proesc.com (sistema de gestão escolar online) e da empresa de desenvolvimento de software InovaDados. Mestre em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2017), especialista em Geoprocessamento pela Universidade do Rio de Janeiro (2006), especialista em Ciência da Computação pela Universidade de Florianópolis (2004). Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amapá. Especialidades: Banco de dados, qualidade de dados, marketing digital, métodos ágeis e desenvolvimento de software.

Elias José Teixeira
Diretor administrativo/financeiro/recursos humanos do Proesc.com (sistema de gestão escolar online) da empresa de desenvolvimento de software InovaDados. Bacharel em Direito, especialista em Direito Público, especialista em Licitações e Contratos. MBA em Gestão Empresarial.

Bianca Matos
Diretora comercial da startup Proesc.com (sistema de gestão escolar on-line) na empresa de desenvolvimento de software para educação InovaDados. Bacharel em Ciências da Computação. Especialidades: Implantação e modernização em redes públicas de ensino, criação de processos, venda consultiva, soluções tecnológicas para a educação e métodos ágeis de desenvolvimento.

Renan Jhonatha
CTO do Proesc.com (sistema de gestão escolar online) na empresa de desenvolvimento de software para educação InovaDados. Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Governança da Tecnologia da Informação. Especialidades: Gerenciamento de Projetos, Análise de Sistemas, Desenvolvedor de Sistemas Web, especialista em Métodos Ágeis de Desenvolvimento, especialista em Métodos Ágeis para projetos, especialista em Teste de Software, Soluções Tecnológicas para Desenvolvimento de Sistemas.

Dayanne Rodrigues
Assessora de Comunicação do Proesc.com (sistema de gestão escolar online) na empresa de desenvolvimento de software para educação InovaDados. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Especialidades: Fotografia, pós processamento de arquivos RAW (Adobe Lightroom), produção de audiovisual, criação de artes digitais (Canva e Crello), blog posts, revisão e produção de conteúdos, SEO, e-mail marketing, remarketing, gerenciamento de redes sociais, criação de processos de organização e métodos ágeis.

Rômulo Mendes
Desenvolvedor de software do Proesc.com (sistema de gestão escolar on-line) na empresa de desenvolvimento de software para educação InovaDados. Gestor em Tecnologia da Informação, pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Especialidades: Gerenciamento de Projetos, Análise de Sistemas, Desenvolvedor de sistemas, Especialista em Métodos Ágeis de Desenvolvimento, Especialista em Métodos Ágeis para Projetos, Especialista em Teste de Software, Soluções Tecnológicas para Desenvolvimento de Sistemas, UX Design Heurísticas e UI Design Avançado.

Ábner Carvalho Vieira
Diretor de pré-venda e consultor educacional do Proesc.com (sistema de gestão escolar on-line) na empresa de desenvolvimento de software para educação InovaDados. Bacharel em Administração Geral. Especialidades: Venda consultiva, qualificação de leads, estruturação de processos de pré-venda, consultoria de vendas, criação de processos, métodos ágeis.

Ariel Matos Pierot
Desenvolvedor de software do Proesc.com (sistema de gestão escolar on-line) na empresa de desenvolvimento de software InovaDados. Gerente de projetos do Nordeste, Bacharel em Engenharia de Computação, Bacharel em Ciência da Computação. Especialidades: Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Projetos, Métodos Ágeis, Computação Paralela, Desenvolvimento de Software Mobile e Engenharia de Software.

Jean Carlos Moraes Pereira
Suporte Técnico do Proesc.com (Sistema de Gestão Escolar On-line) da empresa de desenvolvimento de software InovaDados. Tecnólogo em Redes de Computadores, Bacharelando em Ciência da Computação. Especialidades: Suporte ao cliente, suporte preventivo.

Lorena Góes Montes
Gerente de Sucesso do Cliente na empresa de desenvolvimento de software para educação InovaDados. Bacharel em Ciência da Computação. Especialidades: estruturação de processos de delivery e cs, acompanhamento de projetos e métricas, retenção de clientes, produção e edição de vídeos (tutoriais e marketing), criação de artigos e manuais, posts de atualização do sistema.

Victtor Sansão Souza Albuquerque
Gerente de Sucesso da implantação e Suporte Técnico do Proesc.com (sistema de gestão escolar on-line) na empresa de desenvolvimento de software para educação InovaDados. Bacharelando em Administração. Especialidades: relacionamento com o cliente, sucesso do cliente durante a implantação, redução da taxa de churn.

Jander Cley de Sousa Coelho
Gerente de Sucesso da implantação e delivery do Proesc.com (sistema de gestão escolar on-line) na empresa de desenvolvimento de software para educação InovaDados. Professor, Técnico em informática, Graduado em Licenciatura plena em Pedagogia. Especialista em Mídias na Educação, MBA em Gerenciamento de projetos de TI.

Contatos para imprensa:
Renata Leal - renata@comunicamag.com.br
(11) 9-9731-3813
Suzane G. Frutuoso - suzane@comunicamag.com.br
(11) 9-7193-4684

View all Releases dos Expositores
Loading

Patrocinadores